sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ATAIDE LEMOS


ATAIDE LEMOS:
O POETA NA LUTA CONTRA AS DROGAS

Ataíde Lemos da Silva tem 44 anos, natural de São Paulo, casado, três filhos, residente na cidade de Ouro Fino, sul de Minas Gerais.

Atua profissionalmente como representante comercial, no ramo de produtos alimentícios.

Há anos desenvolve trabalhos voluntários relacionados às drogas químicas, estendendo sua atividade voluntária neste tema a prevenção e tratamento de usuários abusivos (dependentes).

Ataíde Lemos tem dois livros sobre o perigo das drogas: “Drogas Um Vale Escuro e Grande Desafio para Família” e “O Amor Vence as Drogas”.

Participou com poemas e contos na Antologia Delicatta I e II.

Ataíde tem dois livros de poemas: "Palavras Expressão dos Sentimentos" e "Poesia O Amor em Versos", onde cada livro contém uma coletânea de 100 poemas.

Quando ainda criança sempre gostou de escrever, mas foi a partir de seu primeiro trabalho literário com o livro “Drogas Um Vale Escuro e Grande Desafio para Família”, que Ataide deslanchou, pois esse livro proporcionou votos de Congratulações da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Ataide Lemos é Membro Efetivo da Academia Virtual de Letras (AVBL), ocupando a cadeira 59.

Gosta muito de escrever poesias, frases, artigos cotidianos, mensagens espirituais enfim, todo tipo de literatura, pois escrever lhe dá o prazer que é penetrar na alma das pessoas e também expor os seus sentimentos, nem todos vividos, no entanto, sentidos.

É colunista do “Jornal da Cidade Online”, onde escreve a coluna “Cotidiano”.


JORNAL DA CIDADE ONLINE
Coluna:Biografias de Escritores, Filósofos e Poetas.
http://www.jornaldacidadeonline.com.br/leitura_artigo.aspx?art=1979

Coluna: Cotidiano
http://www.jornaldacidadeonline.com.br/listagem_artigos.aspx?cod=54


BLOGS:

DROGAS: A Informação é a melhor prevenção
www.ataidelemos08.blogspot.com

MINHA VIDA, MEUS POEMAS:
http://ataidelemospoemas.blogspot.com/

ARTIGOS POLÍTICOS:
http://ataidelemos09.blogspot.com/

Rezando COM MARIA:
www.ataidelemos10.blogspot.com

SITE:
Ataíde Lemos
Palavras, uma viagem pelos Sentimentos
http://www.ataide.recantodasletras.com.br/http://vendermaisvendermelhor.blogspot.com/

TWITTER
http://twitter.com/AtaideLemos1




Sou um poeta

Apenas um poeta
Que fala, o que o sentimento fala
Sem compromisso
Sem ser omisso
Sem obrigação de falar
O que o outro quer ouvir
Sem necessidade de cumprir
Rituais, rimas
Pretexto ou contextos
Sou um poeta
Apenas um poeta
Que viajo pela fantasia
Pela magia do Ser, do imaginário
Ora amado,ora odiado
Ora entendido, ora Subversivo
Sou um poeta
Apenas um poeta
De pequenas frases incompletas
De alvo certo
De grandes textos
Ou pequenos versos.
Sou um poeta
Apenas um falante
Com as palavras.
Falo do olhar, do amar
contesto, contemplo
Expresso indignação, medito...
Escrevo o que sente o coração.
No momento da inspiração.

Ataíde Lemos


Amigos Virtuais

Oi, bom dia, boa noite
Ótimo final de semana
Que seu dia seja maravilhoso
Um recadinho pessoal, mas que vai para todos.

Assim, são todos os dias
Todo começo de semana ou nos finais
Nossos amigos virtuais
Que estão sempre a trazer
Palavras de carinho, num poema
Ou num simples recadinho.
Em mensagens depositadas com carinho

Amigos que sempre estão a trocar
Frases, alegrar nossos dias
Não nos deixa sentir sozinho
Enviando sempre um recado
Num gesto de amor e amizade

É afeto sem contra partidas
Colegas além fronteiras
Desprovidas de qualquer interesse
Apenas em comunicar alegrias
Embelezando nosso existir.

Ataíde Lemos


Soneto sobre amigos

Nada mais importante que fazer amigos;
Eles são feitos de sementes fecundas
Que com o tempo criam raízes profundas
Ao crescerem tornam-se grandes abrigos.

Amigos se fazem com carinho, atenção...
Com pequenos gestos, sorrisos, ternura...
Com palavras que acalentam o coração...
Com irreverência, delicadeza, candura...

Amigos se conquistam com o encanto
De almas alegres, simples e cativantes
No companheirismo ao enxugar prantos

Amigos quando se vão deixam saudades no ar
Levam consigo um pedaço de nosso coração
Abre um vazio e a espera de um dia reencontrar.

Ataíde Lemos


Resultado do Eu

Há admiradores e admirados
Sempre ídolos e idolatrados
Seja em qual estação for

O herói e o mocinho são subjetivos
Depende do focar dos olhos
Somos nós que construímos, fazemos.
Tudo aquilo que temos.

O vilão é amado, como também o mocinho.
Ninguém se faz, se constrói sem servos.
Sem arautos, sem seguidores.
Sem aqueles que os colocam em andores

Somos construtores da paz e da guerra
Somos responsáveis pela flor e pela erva daninha
Pela abundancia da comida e pela fome
Por mais que citamos nomes
O outro é resultado do Eu

Ataíde Lemos


Viver é preciso

Viver é preciso
Mesmo que a estrada seja difícil,
Ainda que a solidão permanecer insiste,
Mesmo que a saudade sempre bata a porta,
Viver é preciso.

Viver é preciso
Ainda que as lembranças nos rodeiam,
Mesmo que as estações sóbrias sejam mais envolventes,
Ainda que o sorriso já não tenha a mesma alegria de antes,
Viver é preciso

Viver é preciso
Mesmo que flores não surgem,
Ainda que o jardim não tenha mais o igual perfume,
Mesmo que em cada estação da primavera perca a beleza,
Viver é preciso.

Ataíde Lemos


Entrelaçado em mim

Quando o silêncio bate no meu coração,
Nesta pausa, meus sentimentos choram
Por adentrar em minh’alma a solidão
Que estreita me olhar diminuindo a visão.

Muitas lembranças em mim vão surgindo
De um passado belo que vivi ao teu lado
Sabendo que jamais estarás aqui comigo...
É difícil lidar com a tua falta, o teu abraço.

Às vezes, até procuro esquecer de mim
Acreditando que, quem sabe, talvez assim
Possa não ficar pensando tanto em você.

Mas, não há como deixar de pensar em você
Pois, estás entrelaçado dentro de meu Ser
Basta lembrar-me de mim que estou a te querer.

Ataíde Lemos


Poesia é...

A poesia é a arte de expressar o amor
Falar da beleza
Penetrar na alma da natureza.

Poesia é trazer a tona sentimentos calados
Falar com os olhos atentos
Nas linhas trançadas em rimas
Em versos, estrofes.

Poesia é a arte de contar histórias
Expressando encantamento.
Em poucas palavras
Levar o homem a pensar
Com o coração, com a emoção

Poesia é levantar questionamentos
É chamar atenção aos grandes problemas
É, em poucas linhas fazer o homem refletir
Sua vida, seu momento, sua consciência.
É penetrar em todas as existências.

Poesia é falar de diversas artes
É encontrar palavras para tudo
É apreciar e amar a humanidade
Acreditar na sensibilidade
Força maior de transformação.

É expressar palavras a criação
Poesia é glorificar o criador
Pelas maravilhas feita pelas suas mãos
É falar de Deus com o coração e com paixão

Ataíde Lemos


Minha estrelinha

Ao olhar pro céu uma estrela me chamou atenção
O seu brilho entre todas as outras se destacava
A sensação que de um jeito pra mim ela brilhava
E que desejava que a visse todo o seu clarão.

Meu coração se encheu de emoção ao perceber
Que aquela estrela era você que estava me olhar
E uma paz sentiu o meu coração ao entender
Que mesmo longe, não deixava de comigo estar.

Quando a saudade aperta olho pro céu te vejo brilhar
E meus sentimentos se acalmam, pois sei que você
Para um outro mundo se foi, mas está a me acompanhar.

E assim, vou seguindo vida sem nela me apegar
Fazendo de cada dia um único e vivendo o presente
Até o momento em que com você estarei a brilhar.

Ataíde Lemos


Viva intensamente o hoje.

Recebemos a vida como grande presente
Precisamos viver intensamente o presente
Sempre plantando alegria e boas sementes
Amando todos a cada instante plenamente.

Fazer do hoje, sem para o amanhã deixar
Sorrir, cantar, fazer amigos, divertir, amar
Não admitir que magoa permite enraizar
Porque o amanhã não passa de um desejar.

A vida reserva momentos de intensa alegrias
Onde dizemos ser o dia mais feliz da vida
Mas, também haverá noites tristes e frias.

Faça feliz todos que estiverem ao teu lado
Ame-as, abrace-as, beije-as, abre o coração
Num raio de segundo pode vir à separação.

Ataíde Lemos


Dor de perder um amor

Que triste pesadelo estou a viver
O mundo sobre mim desabou
Meu coração não consegue entender
Esta dor que nele se atracou.

Muito já sofri por amor
Vivi vários medos de te perder
Mas, lhe confesso, é muita dor
Em estar vendo de novo acontecer.

Pensei que jamais me deixaria
Acreditei que era a pessoa de sua vida
Construí minha felicidade, minha alegria
E agora pressinto a tua partida.

Pensar em outra pessoa te amando
Teu sorriso não sendo mais pra mim
Outro corpo em teu tocando
É um pesadelo que não tem fim.

Minhas noites são agonizantes
São varias histórias vivas na lembrança
Ao revirar em minha mente constante
Sinto-me perdido (a) indefeso como criança.

Ataíde Lemos


A cruz

Jesus não está na cruz
Venceu-a; ele ressuscitou
Porém, a cruz nos conduz
Refletir o quanto nos amou.

Adorar a cruz não é idolatria
Através dela o amor venceu
É símbolo para o dia a dia
Nela entregamo-nos a Deus.

Antes sinal de maldição
Após o cordeiro imolado
Tornou-se para nós salvação
Nela todos fomos resgatados.

Amar e respeitar a cruz
Nas dificuldades, no sofrimento
É seguir os passos de Jesus
Sem desistir em nenhum momento.

Hoje a cruz não é simples madeira
Todos os dias por ela passarmos
E ao abraçarmos por inteira
Nós também ressuscitamos.

Ataíde Lemos


Tatuado

Não sou dono do coração
ele manda em minha razão
por isto, não garanto te esquecer
não irei cumprir se isto prometer.

Meu coração vive a te chamar
em tudo, em qualquer lugar
ele te espera e te deseja,
o teu amor ele almeja.

Não foi um passatempo
nem coisa foi coisa de momento
foi amor, foi puro, foi verdadeiro

Um amor não se acaba assim
está tatuado dentro de mim,
impregnado em meu Ser.

Ataíde Lemos


E assim aconteceu...

Um dia nossos olhos se olharam
Nossos sorrisos se encontraram
Nossas bocas se beijaram
Nossos corpos se amaram.

Um dia pela primeira vez te vi
Uma sensação tamanha senti
Nunca mais te esqueci
Meu coração se prendeu a ti.

Um grande amor aconteceu
Entre você e eu.
E como frutos, três lindos filhos me deu
Diego, Laís e Matheus.

Ataíde Lemos


Sou teu anjo

Não sintas saudades de mim
Não saí de perto de você
Apenas não podes me ver
Mas, estou a te guardar.

Não chores minha partida
Porque não fui embora
Pelo contrario, agora
Mais perto estou
Pode acreditar
A morte não me levou.

Sinta minha presença
Em cada meu objeto
Porém, saiba que estou
Bem mais perto
Do que possa imaginar.

Estou nas tuas alegrias
E também nas dificuldades
Nas estradas que caminhas.
Sou teu anjo protetor
E também teu intercessor.

Ataíde Lemos


Nós dois no paraíso

Na fantasia tenho você
Da maneira mais bonita de se ter
Onde tudo é feito pra nós dois
Vivermos uma história de amor
Sem outra igual.

Você me leva ao paraíso
Me faz viajar nas estrelas
Voar pela imensidão dos sonhos
Faz te sentir em cada estação
Que passa o coração.

Somos um só sentimento
Uma só alma, um só prazer
Um jeito gostoso de ser
Que envolve todo nosso Ser
Completando os momentos
E assim, sou feliz
Por estar com você.

Ataíde Lemos