quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Rosângela de Souza Goldoni



Biografia: Rosângela de Souza Goldoni


Nasceu em 31/12/1952, Niterói, RJ, Brasil.
Foi professora primária, cursou Direito na Universidade Federal Fluminense.
Deixou o Magistério e, como bancária, além das funções habituais de chefia, lecionou Comunicação Humana na Empresa.
Hoje, aposentada, vive a maior parte do tempo num vale encravado na Mata Atlântica,
em Santa Maria Madalena, região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Sua infância foi acompanhada pela presença de livros e revistas,
hábito que sesolidificou com o avançar dos estudos.
Escrever a seduzia e ensaiou os primeiros passos aos 17 anos.
Trabalho, casamento e filhos fizeram-na interromper este passeio.
Aposentada e filhos criados, retomou os ensaios.
Estudou francês e espanhol.
Ainda não tem um livro “que possa chamar de seu”.

Participa de diversas Antologias de Poesias e Crônicas, algumas a convite, outras selecionada por concurso, como ” Melhores da Poesia Brasileira”, organizada por Monica Yvonne Rosenberg e Jane Rossi (All Print Editora, 2012) Corrente de Elos, de Campinas (Iluminatta 2012).

Denomina meus escritos de “rascunhos”.

“Rascunho versos e neles sentimentos. Crônicas, poematizo!

rosangelaSgoldoni





MELHOR NÃO APROFUNDAR

Erro!
Arrependo-me e volto a errar.
Não sou santa, sou poeta
e permito-me sonhar!

Erro!
Sou intensa e permito-me criar.
Creio na poesia
que estou a professar.

Creio!
O que será de mim se não acreditar
naquilo que escrevo?
Vida a decifrar.

Creio!
E não vou desacreditar.
Não cabe erro ou acerto,
no que estou a pensar.

Crer ou não crer,
melhor não aprofundar.

©rosangelaSgoldoni


EU ME AMO MESMO ASSIM

Tenho crises existenciais
como todos os normais.
Muitas vezes arredia:
não sou boa companhia!
Outras, efusiva:
uma festa a cada dia!
Ando de mãos dadas comigo.
Há momentos em que me perco,
sinto saudades de mim.
Egoísmo?
Não me importo,
eu me amo mesmo assim!
E, por me amar,
tenho amor a repartir.
E reparto com carinho
mesmo que se neguem a retribuir.
Vivo crises existenciais:
intervalos reflexivos,
investigações emocionais.
Alguns me intitulam poeta.
Aproveito, uso e abuso,escrevo tais absurdos,
confissões em versos plurais!
©rosangelaSgoldoni