quarta-feira, 31 de agosto de 2011

JOANA RODRIGUES ALEXANDRE FIGUEIREDO

JOANA RODRIGUES ALEXANDRE FIGUEIREDO:
“DOM DE AMAR – FAGULHAS DE AMOR"

Joana Rodrigues Alexandre Figueiredo, nasceu em 15 de abril de 1969 na cidade de Missão Velha, no interior do Ceará, vive e sobrevive em Juazeiro do Norte atualmente, também no Ceará.

Realizou seus estudos fundamental e médio, sendo o último profissionalizante na área do magistério, concluído no ano de 1986 na 1ª Escola Normal Rural do Brasil, hoje conhecida como Centro Educacional Professor Moreira de Souza.

Em 2008, teve um poema publicado na 44ª Antologia da CBJE; e um texto reflexivo agraciado com diploma, por conta da participação no 1º Concurso literário Palavras do Coração, pela Casa do Novo Autor.

Realizou também em 2008 a publicação do seu 1º livro: “O Dom de Amar – Fagulhas de Amor”.

Em 2009, sua crônica alcançou o 5º lugar no 1º concurso de crônicas e poesias “Poeta F. Luzia Neto”, recebendo diploma de Honra ao Mérito; e ainda uma poesia recebeu menção honrosa e foi publicada numa antologia poética, por participar do 1° Concurso de Poemas de natal 2009, sob a coordenação de Ângela Togeiro.


REVISTA DE POESIAS
http://poetisajoana.blogspot.com/

JORNAL DA CIDADE ONLINE
http://www.jornaldacidadeonline.com.br/leitura_artigo.aspx?art=2787



PÁGINAS DA MINHA VIDA

A minha vida é um livro aberto,
Com páginas amareladas pelo tempo,
No entanto, estão todas escritas;
São monólogos,
Que se amoldam à minha personalidade,
Justificam as minhas perspectivas,
Adaptam-se às minhas convicções,
Resultam das minhas descobertas,
E se refletem na minha realidade.

Joana Rodrigues


Reflita

Reflita sempre no que dizes,
Para que não caias em contradição,
Ou na armadilha das próprias palavras;
Sejas sábio, fale menos, pondere mais.
Pois, mais vale um sábio em silêncio do que um imprudente barulhento.


Sedes sábios,

Sedes sábios,
Aproveita cada instante do teu tempo,
Tornando-o produtivo;
Evita a maldade dos teus pensamentos,
Não produzas inverdades,
Não acumules inimizades,
Nem te entregues a vaidades.


Pode-se ter

Pode-se ter uma afeição profunda,
Que exalta a majestade de um sentimento,
E o faz permanecer,
Persistindo, sob inúmeras aparências;
E de maneira notável,
Revelar a plenitude e a sutileza
Que só se encontra no verdadeiro amor.



Pode-se amar
Pode-se amar incansavelmente,
Consagrando-se a este amor,
Dedicando-se e tributando seus valores,
Em favor deste sentimento,
Como um devoto que destina a sua vida a Deus, vivendo-o cada dia como à própria vida.


O seu lema deve ser:

O seu lema deve ser:
Eu quero, eu posso,
E nada há que me faça desistir,
Não sem antes ter lutado até a exaustão,
Pois sou o sinônimo da persistência,
E não me importo se as críticas me perseguem,
Eu sou mais eu.


O pensamento

O pensamento positivo e negativo
Que utilizamos para presumir os sucessos e os fracassos, respectivamente,
Acabam saturando os acontecimentos,
Que poderiam sobrevir naturalmente;
Como se a obstinação
Seduzisse a fatal certeza do insucesso.

Tudo ou nada

De tudo já tive, e tudo perdi,
Hoje, sinto falta do que já não tenho;
E mil vezes,
Preferiria que nunca nada tivesse tido,
Pois, não se perde o que não se tem,
E nem se sente falta do que nunca teve.
Melhor não ter, que perder...


O amor é cego,

Quem ama não calcula bens de quem é amado, nem pesquisa seu passado,
Mas, participa do seu presente e constrói junto o seu futuro.
Quem ama de verdade não avalia lonjuras para contentar o seu amor.


O melhor de mim
O melhor de mim é o que entreguei a ti,
Posto que a minha alma,
Já se misturou ao meu amor.
No meu coração,
Apenas reside a tua presença,
E a tua ausência me invade,
Como uma devassidão interminável.


O Cara

Conheça alguém especial,
Ele está em todas, é onipresente,
Sabe tudo, é onisciente,
Pode tudo, é onipotente,
Este cara é Deus.
E sabe onde ele está a todo o momento?
Dentro de você, e mora no seu coração.


O que tu temes?

Eu não já te disse que o amor pode tudo?!
E mais, te disse que tu foste feito de amor,
Para o amor e pelo amor...
E só este mesmo amor, tem o poder que transforma...
Este amor se chama DEUS,
Confia NELE, não em minhas palavras,
Mas, somente NELE...

Joana Rodrigues