sábado, 8 de outubro de 2011

TERESA IMPROTA MONNIER

TERESA IMPROTA MONNIER:
“MINHA BIOGRAFIA ESTÁ NA MINHA POESIA...”

Teresa Improta Monnier nasceu em Santo André (SP). Atualmente reside em Ribeirão Pires (SP).

Pedagoga, licenciada em Orientação Educacional (FAI), atualmente ocupa a cadeira de Didática.

Sobre sua trajetória, diz o seguinte:

"Minha biografia está na minha poesia, onde descrevo passagens da minha vida... minhas tristezas... minhas alegrias... meus amores... dias coloridos e sem cores!"

Sobre sua paixões:

“Minhas paixões: Minha filha, a poesia, o mar e a madrugada.”


Tereza Improta Monnier é Embaixadora da Paz pelo "Cercle Universel Des Ambassadeurs de La Paix" Suisse/France - N° 1019. Membro da Academia de Letras e Artes de Estado de São Paulo - FALASP". Membro da Confederação Brasileira de letras e Artes - CONBLA. Membro da Associação Internacional Poetas Del Mundo. Medalha Pero Vaz de Caminha - FALASP. Medalha das Palmas Acadêmicas - FALASP. Destaque 2010 - "Essas Mulheres Maravilhosas". Destaque "Personalidades 2011".

Participou das seguintes obras:

Coautora da Antologia Alimento da Alma V (Idealizadora Jane Rossi). Coautora da Antologia Alimento da Alma VI (Idealizadora Jane Rossi). Coautora da Antologia Cristal das Letras (Idealizadora Adaljiza Cuan). Coautora da Antologia Internacional Mil Poemas à Neruda (Indealizador Alfred Asis). Coautora da Antologia Internacional Mil Poemas à Cesar Vallejo.

Onde encontrar poesias de Teresa Improta Monnier:

-JORNAL O REBATE (Marta Perez)

JORNAL DA CIDADE ONLINE
http://www.jornaldacidadeonline.com.br/leitura_artigo.aspx?art=3925

REVISTA DE POEISAS ANTÔNIO POETA
http://teresaimprotamonnier.blogspot.com/

BLOG-
 http://poesiassimplesmenteteresa.blogspot.com/?zx=a41664b795d1a303


SEMENTES DO AMANHÃ

Não deixe minha poesia sem vida
Sem a luz que cintila os versos que te faço
Cuidemos com carinho da semente
Para que não feneça antes de brotadas
Sejamos raízes fortificadas
Bem sabemos
Estrelas cadentes não iluminam mais nada
Ainda há tanto a dizer-te essa minha boca
Que nunca se contenta em te proferir rimas poucas
Nem se deleita com o sabor da melancolia
Façamos de cada manhã um novo dia
Trago-te o coração cheio de alegria
E flores para enfeitar sua travessia
Mas também te necessito
Pela paz do teu amor fruto bendito
A entender a minha prece e o meu grito.

Teresa Improta Monnier


POR PARÁBOLAS

Falo-te por parábolas
Porque sei que irás me entender
Tudo estava tão certo
Podes crer!
Não fui desumana contigo
Se fui foi apenas comigo
Me privar do teu amor
É como encontrar a morte
Não ter ideal
Perder a sorte
Fui obrigada a me conter
Não vejo na vida sentido
Não fui pra ti o que queria ser.

Teresa Improta Monnier