domingo, 28 de outubro de 2012

- FULVIO RIBEIRO -


  - FULVIO RIBEIRO -

Nascido e criado no Capão Redondo, São Paulo, descobre a poesia aos doze anos quando pela primeira vez esboça seus versos no papel. Muda-se para cidade de Maringá-Pr aos 20 anos de idade, onde reside até então. Sua poesia adepta do lirismo, cheia de intensidade, evidencia o amor e suas dores, traçando caminhos transcendentes por vezes em seu percurso. Também se destaca por seus poetrix, onde de forma concisa, o amor se vê rodeado de pequenas estrelas cintilando no céu. Participou da Antologia Fagulhas Poéticas da Editora Literata em 2011, explorando o universo do poetrix, e foi contemplado no 34º. lugar em 2011 pelo Prêmio Top Blog, um sistema interativo de incentivo cultural. Atualmente concluindo o Bacharelado em Teologia e trabalhando na área de Supervisão Comercial, ainda encontra tempo para desenvolver seu trabalho literário com seriedade e extrema profundidade, sendo evidenciado por seu talento poético, sua habilidade literária e seu carisma pessoal.

SITES:

Versos & Reflexões...http://fulviocandido.blogspot.com.br/

Reflexões de Mim:
 http://www.facebook.com/poemasfulvioribeiro

Poesia em Círculos:
 http://www.facebook.com/pages/Poesia-em-C%C3%ADrculos/122919944525921?fref=ts

Facebook:
https://www.facebook.com/fulvio.ribeiro?hc_location=ufi&pnref=story


Poeta

No mar da poesia
Somos rochas submersas
Onde a tristeza abraça a alegria
Unindo almas dispersas...

Almas que ressuscitam sem morrer
Abraçando o amor de forma sutil
Transformando em versos um querer
Iluminando um mundo sombrio...

E o poeta que afundou nesse mar
Não difere realidade e ilusão,
Sonha esse oceano deixar...

Percebe que esse sonho é vão
Morto viverá nesse mar
Submisso ao seu coração...

- Fulvio Ribeiro -



Noites de insônia

São tristes as noites de insônia,
Pois me levam directo ao seu encontro,
E tornam-se quase infinitas.

Em noites assim,
Lembro-me com detalhes,
“Você em mim”...

Lembro do teu olhar conversando comigo
Denunciando o que se passava em ti
'Pra que' palavras...?

E passeando de mãos-dadas com a lembrança,
Encontro-me com a saudade,
E outra noite se vai, enquanto você não vem...

- Fulvio Ribeiro -



Não...

Não me ame, além do que posso te amar...
Não me peça aquilo que não tenho,
Não grite meu nome tão alto,
Tirando de sua voz a doçura...

Não me procure onde nunca estarei...
Não me prometa nada,
Só olhe em meus olhos...

Não se preocupe em ter “Isso” amanhã...
Viva comigo “Isso” hoje... Sem que “Isso” nos faça reféns.

E ao acordar,
“Isso” nascera novamente,
Pois “Isso” que nos une com tanta beleza,
Eu chamo de Amor.

- Fulvio Ribeiro -



Ainda vive...

Deixou de viver nesse mundo
Aquela que mais me amou
Deixou de viver, mas “vive”
No amor que em mim plantou...

Você me mostrou a vida,
E me ensinou como viver
E agora na despedida
Sofro, mas não posso sofrer...

Não sofro por tua partida
Pois sei, vou te encontrar,
E se aqui tu não vivesses,
Eu não saberia o que é amar...

Envolto nesse amor tão lindo
Não escrevo um adeus,
Pois um dia, eu sei, sorrindo
Ei de olhar nos olhos teus...
 
Por: Fulvio Ribeiro



Sem você...

Encho-me com o vazio de sua falta
Em busca da alegria, a tristeza me abraça.
Então caminho léguas sem sair do lugar,
Buscando te encontrar, onde você nunca esteve...

Assim, vão-se os dias
As horas, nem as percebo
Perdido nesse tempo que não passa
Vou existindo sem sossego.

Existir foi o que restou
Depois que me vi sem você
Se não vejo seu sorriso,
Não entendo o viver...

Fulvio Ribeiro



Perdoe-me

Por tanto te amar, eu parti
Covarde, não lutei por você,
Só distante eu percebi
Que é impossível te esquecer

De sombras e ecos de ti,
O mundo se preencheu.
Enquanto canta o colibri
Que sem você... Não sou eu.

Minha amada como é bom
Pensar que existo em você,
Qual a pena que me cabe,
Por tentar te esquecer?

Seja qual for eu aceito
Mereço o preço a apagar
Dar-me-ei por satisfeito
Se a ti puder amar

Por: Fulvio Ribeiro/Juliana Lira



Tempo

Quão triste e cruel é esse tempo que nos separa.
Insistindo em nos causar tantos desencontros
Ferindo sem piedade um coração que ama
Tornando-me refém daquele, que me deveria servir de resgate

Tudo isso por querer você...
Mas não seria honesto desistir, não agora.
Já que estou preso, suportarei as consequências,
E aguardarei firme o tempo que nos espera

Farei sim por Amor, farei sim por você
Pois o tempo que nos Separa é Triste e Cruel
Porem o que nos Espera é Belo e Eterno.

Por : Fulvio Ribeiro



No alto da montanha

Do alto dessa montanha
Vejo-te linda, porem distante
O vento me traz o teu cheiro
Mas não lhe entrega as minhas palavras

Do alto dessa montanha
Tudo parece ser belo
O horizonte parece ter o teu nome,
E o por do sol refletir o teu rosto

No alto dessa montanha
Sinto-me livre,
Mas a saudade me prende,
Meu coração te chama...

No alto dessa montanha
Eu pareço tão alto, tão forte... Mas essa sensação é nada,
Se comparada aquela que me vem,
Quando beijo teus lábios...

Alguns dizem que é do alto das montanhas
Que olhamos as melhores paisagens
Sentimos as melhores sensações
E temos experiências inesquecíveis...

Eu digo que esses infelizmente,
Não tiveram a oportunidade de amar...
Espere só um instante meu amor,
Já estou descendo...

Por: Fulvio Ribeiro



Incompleto

Na solidão do meu abraço
Encontro o vestígio teu.
Em lembranças me embaraço,
Nos beijos que prometeu.

Sinto falta das conversas
E de contemplar o teu rosto.
De como vens e me inversas
Por seres de mim o oposto.

Nisto se esconde a paixão
Deixando-me a ti preso.
Querendo entreguei-me a prisão.
Que pena! Fugiste ileso...

Que faço com o que sobrou
Da minha alma a penar?
Sem metade do que sou
Sou metade no amar...

Por: Fulvio Ribeiro e Juliana Lira




Não entendo...

Como a vida que é tão bela
Maltrata-nos sem piedade...
Às vezes penso que um é sonho
Porem em sonhos não corremos riscos...

Se o medo não fosse tão meu amigo
Seria mais fácil conversar com a loucura
E me aventurar no improvável
Provando o que nunca deveria....

Você me prende, sem algemas
Encanta-me, sem magia
Faz-me entender o inexplicável
Tudo porque, você apenas existe.

 Por: Fulvio Ribeiro 



Solus Christus

O lábaro que beija feliz a minha pele
Traz em si, o doce sonho de um amor real
Ainda que alguns o talhem com o mal
Minh’alma contente falara dele...

Eis a ilusão que me esclarece a lida
O travestir do dano que era certo
Nascente de riacho no deserto
O regressar daquela já esquecida...

É...! O amor venceu novamente
Digo eu, será isto eternamente,
A morte tentando matar a vida...

Nesta batalha indisputada de vencedor certo
Que de mim Tu permaneças perto
Pr’a que não sinta minha alma perdida...

  Por: Fulvio Ribeiro



Revolta da Alma...

Minh’alma se rebelou
Aliou-se ao meu coração
Que á tempos não é meu,
Juntos, querem me entregar ao Amor.

E agora? O que faço com essa alma,
Que dando ouvidos a um coração apaixonado
Deseja andar pela estrada conhecida, que todos desconhecem.
Escute-me alma, esse coração é tolo.

Disse eu a minha’alma:
- Vem, volte ao meu domínio,
Olhe como esta o coração!
“Vive” destruído, por querer amar...

Ao que ela me disse:
- “NÃO! Te levaremos ao Amor
Ainda que chegue lá destruída igual o coração,
Quando chegar lá, saberei o que é estar ‘Viva’...”

Por: Fulvio Ribeiro



Você é ...

Minh’alma se rebelou
Aliou-se ao meu coração
Que á tempos não é meu,
Juntos, querem me entregar ao Amor.

E agora? O que faço com essa alma,
Que dando ouvidos a um coração apaixonado
Deseja andar pela estrada conhecida, que todos desconhecem.
Escute-me alma, esse coração é tolo.

Disse eu a minha’alma:
- Vem, volte ao meu domínio,
Olhe como esta o coração!
“Vive” destruído, por querer amar...

Ao que ela me disse:
- “NÃO! Te levaremos ao Amor
Ainda que chegue lá destruída igual o coração,
Quando chegar lá, saberei o que é estar ‘Viva’...”

Por: Fulvio Ribeiro



Além do óbvio

A duvida me tirou a ilusão 
Porém me deu esperança 
Na insônia do que me foi prisão 
Resgato o olhar de criança 

Um olhar, que em tudo te vê
E não faz questão de julgar
Pois em malícia, criança não crê 
E mestre é na arte de amar

Então, me abraça a bondade
Mostrando-me a soluçar 
O que importa de Verdade...

Por: Fulvio Ribeiro



Só ...

Na solidão dessa noite escura
Minha alma insone grita teu nome
A lua escuta e sorri ao longe.
Porem, de mim esconde seu brilho

Onde esta você... ?
Onde lhe perdi?
Será que esta tão escondida em mim,
Que te achar, já não consigo...?

Por que um momento é tudo que queremos,
E tudo que deixamos passar...?
E o que é um momento,
Ele existe em nosso mundo...?

E nosso momento,
Ele cabe nesse mundo...?
Ouvindo isso, a lua me sorri novamente.
Que bom, ao menos ela entendeu...

Por: Fulvio Ribeiro



Não tenho medo...

Não tenho medo da vida,
Aprendi a vivê-la como ela é de fato
Isso deixa tudo mais leve
Descomplica, me faz relaxar um pouco

Não tenho medo do futuro,
Pois ele será daqui a um segundo
E esse segundo vivido, será ontem,
Ou talvez esse segundo nem chegue,

E então, o que é mesmo o futuro?

Não tenho medo de amar,
Só assim posso ser livre
Só assim posso ser preso
Só amando, posso “Ser”...

Não tenho medo da morte,
Para mim ela não existe,
Tenho medo é de não viver...
De prender-me a um futuro incerto,
E deixar de Amar...

Por: Fúlvio Ribeiro.



Outro mundo...

Acordando de um passado que não me sorriu,
Vejo-me em um mundo de sonhos
Onde enfim posso respirar,
Minha vida parece viver...

Tudo é novo e belo aqui,
Mágoas e tristezas não existem.
Nesse mundo feito para mim,
Achei um espaço para você...

O que não foi, não importa
Nem tento imaginar o que será...
Nesse mundo de sonhos,
É possível, te amar...

Quando a beleza me abraça,
Nesse momento de magia contigo,
Aquele menino, bobo e sem graça...
É pego sorrindo...

Por: Fulvio Ribeiro



Porque ainda acredito?

Seria tudo mais simples se eu não acreditasse...
A dor não me abraçaria com tanta força,
Sufocando a esperança que habita meu peito com teimosia...

Não sofreria com esse sentimento,
Que impede o sol de brilhar em minha alma.
Alma essa que anda em um vale triste e sombrio...

O amor não me mostraria a bandeira da paixão,
Entregando-me o troféu do desprezo,
Que levanto sobre o pódio do sofrimento...

Se eu não acreditasse no amor,
Eu sofreria menos...
As lágrimas não seriam amigas da minha face.

Mas, se eu não acreditasse no amor
Eu não acreditaria na vida
Eu não acreditaria em Você
Eu não acreditaria em mim...

Por: Fulvio Ribeiro



Destino...

Cortejavam-se com olhares,
Trocavam pensamentos apaixonados
O amor sorria em seus lábios
Denunciando o que não era segredo.

Ele a amava, porém negava
Baixava os olhos
Ou melhor, ”tentava”
Mas seu jeito o entregava...

Ela o amava, declarava
Olhava nos olhos,
Até sonhava
Com o pedido que não chegava...

Talvez de bom humor, um dia
O amor decida lhes presentear,
Deixando o que é loucura e sonho
Real se tornar...

Por: Fulvio Ribeiro



Hoje é dia ...(canção)

A beleza que tanto procureiVocê me mostrou sem eu notar
Tudo estava ali em você
E eu só precisei me entregar

Hoje é dia de estar com você
O meu amor é dedicado a você
Hoje é dia de estar com você
E que em mim, um dia eu seja você...

Por Amor eu me prendi á você
Um novo dia agora eu posso esperar
A Tua Graça trouxe o azul “pro” meu céu
E fez em mim, um lindo sol despertar

Hoje é dia de estar com você
O meu amor é dedicado a você
Hoje é dia de estar com você
E que em mim, um dia eu seja você...

Por: Fulvio Ribeiro.



Ela venceu

Não vou mais fugir
Vou deixar que me capture
Chega dessa minha ilusão,
Viverei a realidade contigo...

Vou com você, sim
Pois eu prefiro o Amor
Prefiro a beleza
Prefiro viver...

Se me quiseres ao teu lado
Estaremos juntos,
Até que Deus, um dia
Com um abraço, nos leve com Ele...

Você, que é sutil em mostrar-me a pureza
Deixe-me bailar contigo, pelo salão da vida,
Peço-lhe com um coração de criança.
Poesia carregue-me em teus braços...

Por: Fúlvio Ribeiro