sexta-feira, 19 de agosto de 2011

GLEIDSTON CESAR

 GLEIDSTON CESAR


“POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA A MONTANHA, É SEMPRE POSSÍVEL CONTORNÁ-LA”.

Gleidston Cesar começou no mundo das letras escrevendo pequenas estórias e pensamentos.
Na pré–adolescência começou a escrever pequenos poemas, mas por vergonha, nunca mostrava a ninguém.

Já adulto sentia uma enorme vontade de jogar para fora as palavras que cada vez mais estavam presas no seu íntimo e foi a partir desse momento que a vida começou a ser mais leve, fácil, e com uma certa dose de doçura.

Qualquer estação da vida é fonte de inspiração para o poeta: “escrevendo, me encontro em todas as estações”. “Por vezes a ficção torna-se realidade na minha vida e, outras, a realidade é ficção. Me vejo como um longo poema inacabável que ao percorrê-lo caminho para sua construção final”.

Os livros de Gleidston Cesar tem como tema principal os Valores Humanos, Amor, Solidariedade, Perdão e o Recomeço. Em todos eles há uma energia positiva que tenta passar para os leitores que, "por mais difícil que seja a montanha, é sempre possível contorná-la e prosseguir livre na construção da história".

Gleidston Cesar diz que o poema que mais gosta, talvez seja aquele que ainda irá escrever.

“Minha vida é uma enciclopédia, cada ano um volume, cada dia uma página, cada hora novo texto, cada minuto uma palavra, e cada segundo entre um sim e um não, muda-se a história"
 (Elan Klever).


Livros:
Poesias: “Os sentimentos por detrás das palavras “.

Romance: “Vidas Urbanas e quentinho saído esse mês no dia 28/05 novo romance Reencontro”.

Em colaboração ou Antologias tem participações nos seguintes Livros:
"Delicatta IV Prosa e Poesia”, Scortecci Ediotora, 2009;

"Contos Cardeais”, Mosaico das Palvras, 2009;

“Antologia 2010”, Temas Originais.

“Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos”, Scortecci Editora, 2010.

Livro   "Reencontro”. 2011
A sessão de lançamento aonteceu  no Hotel Real Palácio, em Lisboa -Portugal


Onde encontrar:
Os livros de Gleidston Cesar podem ser encontrados nas seguintes livrarias:

Book.it - Lojas Sonae – Lisboa.

WOOK - Porto Editora

Livraria Porto Editora
Rua da Fábrica, 90, 4050-246 Porto

Livraria Porto Editora
Pç. Dª Filipa de Lencastre , 42, 4050-259 Porto

Livraria Wook - MarShopping
A. Oscar Lopes, loja 0.16, 4450-337 Leça da Palmeira

Livraria Wook – Dolce Vita Tejo - Lisboa

Av. Cruzeiro Seixas, lojas 1080 e 1081, 2650-504 Amadora

Unicepe Porto

Livraria Unicepe
Praça Carlos Alberto, 128-A

Também podem ser encontrados e adquiridos nas livrarias online:
wook.pt
Sítiodolivro
Bookhouse
El Corte Inglés
Livraria Palavras de Culto
Livraria LETRARIA


Sites que participa:
Blog Vivências / Experiências
http://www.vivenciaseexperiencias.blogspot.com/

Luso-Poemas
http://www.luso-poemas.net/modules/yogurt/

Poetas Del Mundo
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=7105

Poetícia
http://poeticia.blgspot.com/


Jornal da Cidade Online:
http://www.jornaldacidadeonline.com.br/leitura_artigo.aspx?art=3281

http://www.jornaldacidadeonline.com.br/leitura_artigo.aspx?art=3309

Academia literaria de Poetas, Escritores e Cronistas
http://academiasheilaassis.ning.com/profile/GleidstonCesar








O poeta Gleidston César Rodrigues Dias foi diplomado como Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni - ALTO.

Na sessão solene do dia 17 de Novembro de 2012, por indicação do Prof. Wilson Colares da Costa, Secretário Geral, passou a integrar o corpo académico daquela digna instituição literária de Minas Gerais.
Como não pode comparecer à Solenidade de Posse, conforme prevê o parágrafo único do artigo 17 do Regimento Interno daquela Entidade, Gleidston César Rodrigues Dias, foi empossado por ato solene da Presidente, Sra. Elisa Augusta de Andrade Farina, e seu diploma acadêmico foi remetido a ele pelos correios.
A ALTO foi fundada oficialmente em 20 de dezembro de 2002, com os objetivos de: realizar estudos e pesquisas na área da literatura local e regional; promover e incentivar a cultura através da realização de conferências, exposições, concursos, cursos e outras atividades de natureza cultural; coletar, pesquisar, elaborar e divulgar estudos e informações de cunho cultural, relacionados aos intereses da entidade, bem como congregar os esforços daqueles que se interessam pelo processo cultural, o cultivo e divulgação da língua e literatura nacional.

Desde então, realiza, anualmente, uma Feira de Livros de autores do município de Teófilo Otoni, MG, e a Noite do Café-com-Letras, evento que conta com recital de poesias, lançamento da Revista Café-com-Letras, que traz trabalhos de acadêmicos e convidados especiais. A entidade ainda oferece a autores locais revisão e análise de obras a serem publicadas, bem como realiza noites de autógrafos. Mantém a Biblioteca Comunitária D. Didinha e está em fase de organização do Núcleo de Documentação de Literatura Isaura Caminhas Fasciani. Ainda em parceria com a União Estudantil de Teófilo Otoni, realiza também, anualmente, o Concurso de Textos Dissertativos, destinado a alunos do Ensimo Médio da rede pública e privada do município.

Gleidston Cesar


"FRESTAS”




Se você quiser adquirir o meu novo livro de poesias “FRESTAS”, poderá fazê-lo através de transferência bancária para conta corrente: 0513165- dígito-0. Agencia: 0595-dígito-8, Banco Bradesco em nome de: KARLA DANIELLA DOMINGOS DE SOUZA DIAS no valor de 50 reais.


Favor me enviar o endereço que quer receber o livro (para meu email: gleidston74@gmail.com o livro seguirá no dia seguinte à concretização da referida transferência.
Para mais esclarecimentos (se necessitar) poderá recorrer ao meu endereço de email citado acima.


"Todos os livros seguirão autografados. Caso não queira, é favor dar-me essa indicação".
Gleidston César Rodrigues Dias.
--

'' Minha vida é uma enciclopédia, cada ano um volume, cada dia uma página, cada hora novo texto, cada minuto uma palavra, e cada segundo entre um sim e um não, muda-se a história''
(Elan Klever)


SOLIDÃO

Hoje escrevo-te para que saibas que dispenso
Tua presença embora ainda me sinta tentado
A não escrever. Mas é necessário.

Para que saibas que entre nos já não existe
Companheirismo, não fidelidade nem
Lealdade. Você foi por longos anos, minha
Melhor companhia.

Na ausência de tantos outros sentimentos que
Não consegui exprimir, você não me deixou,
Esteve sempre presente. Quando fiquei no
Abandono, lá estava você. Quando não tive
Amigos, era você que nas letras das canções
Falava, vociferava, e se fazia presente.

Você solidão, sempre me viu e exibiu como troféu,
Sempre fez questão de em mim estampar o sinal
De que você era minha melhor companhia. Por isso
Sempre me olhei e fui olhado como se olha para alguém
Abandonado. Mas eu era mais.
Eram complacentes os olhares por isso
Minha presença enfadonha.

Em minhas palavras não havia suavidade.
Nelas sempre soava e se sentia
O odor do desprazer de quem sempre
Na depressão de alguma vivência vivia.

Hoje, solidão, tenho a felicidade de te demitir.
Na actual circunstancia você é indesejada e
Não há espaço para convivência! O sorriso
Que hoje trago e os sentimentos
Que a experiência me trouxe fizeram-me
Solidário comigo.

Gleidston Cesar


Sentado a beira do lago, a vida passa,
O tempo cessa e a espera desespera.
O reflexo brilha pela fresta que penetra
Intimamente nas minhas entranhas.
.
A beira do tempo tem os girassóis que
Embeleza o lago, exalando seu cheiro
Pelas turvas águas da vida.

Corro pela planície que no reflexo do
Espelho passa, meu passado e futuro.
Bebo e trago esse presente. E que
Ninguém me abandone em plena solidão.

Metade do tempo, sou espera e, outra
Metade, desalento e cansaço. Caminho
Numa urgência de quem muda o mundo
Através de um único passo.

Sou caminhante imperfeito, que aperfeiçoa
Sua busca a cada sonho realizado. E é nesse
Encontro de sombra e cinza que me refaço
Renascendo dia após dias.

Gleidston César