quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CONCEIÇÃO BENTES

CONCEIÇÃO BENTES:
"A POESIA TOMOU O LUGAR DA DOR"

Conceição Bentes é paraense, bióloga, mestre em Engenharia Sanitária, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, residente em Natal, a bela capital potiguar.

Começou a escrever poesia há apenas dois anos, mas sempre foi amante da leitura, dos livros e da poesia.

Sua iniciação como poeta deu-se depois de uma grande perda, quando buscou canalizar a sua dor escrevendo. Enfatiza que “Foi preciso perder pra descobrir uma outra pessoa dentro de mim”.

Desenvolve sua atividade profissional junto a EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte).


SITES:

É membro correspondente do site da Academia Brasileira de Poesia de Petrópolis (RJ).
http://www.rauldeleoni.org/correspondentes/conceicao_bentes.html

FILHA DO SOL
http://conceicaobentesfilhadosol.blogspot.com/

RECANTO DAS LETRAS:
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/ceicaobentes

REVISTA VITUAL
http://conceicao-bentes.blogspot.com/



Palavras a um poeta

Eu te digo que um poeta
não fica sem meia resposta,
nem a embriaguês da poesia
terá sabor mais delicioso
do que a alma de quem a faz

O tempo que não entendo,
brinca nas areias da vida,
ensina, dá asas,
mas também massacra sem dó

E a paciência de quem a tem
navega em barcos perdidos
sem tempo para despedidas,
e em segundos a vida acontece,
ou a chama da alma se apaga

Conceição Bentes
12/08/09


Inércia

Preciso abrir as janelas
deixar o vento entrar
em meu tempo,
respirar do céu
luzes de um ocaso
que chega sem avisar.
Guiar-me pelas estrelas
soltar as amarras
buscar tranqüilidade,
levar comigo apenas
por bagagem lembranças
de um tempo
que se foi com a brisa.
Canto agora o silêncio,
retinas cerradas
o tempo com seus ponteiros
tortos,
anuncia a tua companhia
no pensamento que me fala.

Conceição Bentes


Superação

Espero-te além de toda lida
além de toda espera.
Estamos longe
por determinação do tempo,
raízes te anunciam,
solidões te festejam.
Batidas nos vidros fechados
nas portas da memória,
é dor trazida pelo frio,
recomeço.
Vivo minha hora
pelo vazio que me toma
ou do fim que fui
secretamente um dia

Conceição Bentes


Buscas

Quero ser livre
tomar as mãos do destino
ganhar o mundo com os pés soltos,
vazios e ficar só
nesta multidão de solitários
Sou um ente em liberdade
que ocupa espaços, conta sonhos
e se encanta na imperfeição do que sou,
na ação de cada ser que me cerca
sem explicações.

Conceição Bentes


Crepúsculo

Mergulho no teu olhar sem horizontes
absorvendo a malicia
que me apaixona
Mesmo não sendo mais que um sonho,
tua voz me empresta forças
me desenha
timbres de sorrisos falsos
E teu amor me chega como o sol
no maior de todos os ocasos
raiando minguante nas luas vermelhas
enchendo minhas veias
com a eletricidade de tua presença.

Conceição Bentes