sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ROBERTO DE CASTRO DEL SECCHI

ROBERTO DE CASTRO DEL SECCHI:
UMA BELA TRAJETÓRIA

Nascido em 30 de dezembro de 1936, bairro do Rio Comprido, cidade do Rio de Janeiro.

Filho de Sebastião Del Secchi (falecido) e de Roberta de Castro Del Secchi (falecida).

Casado com Lídia Maria Gomes Perrout Del Secchi, em segundas núpcias, pai de nove filhos, entre eles dois falecidos.

Estudou em internato, Colégio de Padres e outros.

Autodidata. Residiu no Rio Grande do Sul, (Porto Alegre). Bolívia, Peru, Argentina.

Trabalhou na The Western Telegraph; fábrica de Tecidos foi funcionário dos Correios, em Brasília, da Aeronáutica e da Petrobras, onde aposentou-se, genealogista, antologista, poeta, escritor e editor. Seu avô Marianno Del Secchi, imigrante italiano, fez parte da colonização italiana em Vassouras-RJ. É pesquisador da imigração italiana para o Brasil.

Membro do Colégio Brasileiro de Genealogia- RJ; membro da DESAMIS, Associação dos Amigos e Descendentes Suíços; e membro da academia de Letra de Vassouras-RJ, ocupando a cadeira 09, que tem como patrono o Barão de Vassouras; membro correspondente da Academia Itajubense de Letras; da Academia Poços caldense de Letras; da Academia de Letras Rio Cidade Maravilhosa; membro correspondente da Academia Literária Gaúcha- ALGA - e do Instituto Internacional de Cultura e Letras de Juiz de Fora - MG, Sócio honorário da Academia Patiense de Letras; entre outros.

É editor de vários livros, organizador da Antologia Literária Internacional Del Secchi, já em seu volume 18, com mais de 60 mil livros distribuídos. Foi presidente do Rotary Club de Engenheiro Paulo de Frontin-RJ, no período de 1995/1996.

Possui varias medalhas obtidas em concursos de poesias. Diplomas de Méritos: Cidadão de Engenheiro Paulo de Frontin e de Vassouras, concedidos pelas respectivas Câmaras Municipais.

E-mails:
antologiadelsecchi@oi.com.br;
antologiadelsecchi@gmail.com;
antologiadelsecchi@hotmail.com.

Blog:
delsecchiantologia.blogspot.com.br

Jornal da Cidade Online
http://www.jornaldacidadeonline.com.br/leitura_artigo.aspx?art=3737


Acabou...

Assisti alçar o vôo das últimas garças
Acabou a alegria no lago
As águas voltam a calma...

Era lindo o seu bailar
O bicar e esgarçar as penas
O branco refletido, a beleza...

A mesmice só interrompida pelo vento
O crepitar das ondas marulhentas
As margens sempre serenas...

No lago a distância azulada
Nos morros a paisagem inerte
Em minha alma, a saudade de sempre.

Roberto de Castro Del Secchi


NÃO ME DEIXES...

De pé paro-me no vento
Com as mãos apoiando meu rosto.
Nessa posição entro em transe.
E na memória mergulho no tempo
Que passou e nada me deixou.

Princesa dos meus sonhos dourados,
Como num passe,
Numa valsa vienense.
Num redemoinho desesperado.

Abraça-me, aperta-me contra mim,
Volta uma vez mais,
Deixa eu te amar,
Sem desperdícios, e com tantos beijos
Te acordar neste paraíso.

Não me deixes partir
O tempo é ladrão, mau.
Não deixe a neve
Embranquecer os meus cabelos.

Quero viver para sempre
Nesse sonho que me prendeu na mocidade,
Lembrando-me de ti,
Não me deixes, amor..

Roberto de Castro Del Secchi


VOO NOTURNO

A águia em seu voo noturno
Guia-se pela claridade do luar...
Sobejamente passa acima dos morros
Longe do nosso olhar...

A relva fina com sereno molhada,
O mar bravio em baforadas com suas ondas
E espumas branca o rochedo a beijar.

Nas casas e nos vilarejos,
Todos dormem.
Só eu é que fico a imaginar...

Roberto C. Del Secchi


Pensando Em Ti

Só escrevo mentiras, só falo o que sinto
Talvez o que sinto, seja tudo mentira,
Mas só é verdade,
Tudo que eu penso...

Só penso em ti, quando estou distante,
Só falo em ti, quando estou ausente,
Assim passo meus dias, só com você,
-No meu pensamento...

Vivendo assim, já não é mais viver,
A vida a mim parece, um terrível tormento.
Porque, o que mais quero, é estar perto de ti.
-Neste exato momento...

Te fixo assim, como eu te vi,
No ultimo momento em que de ti, me despedi,
Com o olhar tão triste,
-Olhando para mim...

Agora, não sei onde andas,
Se vagas perdida, pensando em mim,
Ou se vives como eu, tão triste,
-Pensando em ti...

Roberto de Castro Del Secchi