quinta-feira, 4 de outubro de 2012

-Eduardo Tornaghi -



-Eduardo Tornaghi -

Nascido no Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1951, turma de 51 Cresci Brincando de fábula, teatro, canto e poesia. Me formei em Psicologia mas ISSO SE Tornou Detalhe. A vida Já tinha me levado pra Arte. Teatro principalmente, em TODAS como funcoes. Agora, com uma Maturidade Veio com uma Força poesia. Publiquei "Matéria de Rascunho" (Duas Edições, Preparando um 3˚) e promovo "Peladas Poéticas" (Toda 4F. Não Leme e, se rápido Você Quiser, na festa sua, SUA escola Seu Trabalho). 

A Poesia diverte, antena, organiza, colore Além de Ser o Único Verdadeiro antídoto
pra coisificação precificante Que nsa assola.

Não fiz propriamente  Uma Opção Pela Pobreza, mas sim buscar  POR Minha Essência. Fui viajar cabelo país seguindo o Exemplo de Mário de Andrade, Villa Lobos e Guimarães Rosa between Outros mestres. Aprendi com enguias Que é Preciso conhecer Nossa raiz parágrafo Compreender quem somos, that Arte nsa Revela. E parte Importante Disso Está na Expressão do povo Mais Simples.




TRABALHOS NA TELEVISÃO:

1973 - João da Silva .... Hélio
1975 - A Moreninha .... Leopoldo
1976 - Vejo Uma Lua NÃO Céu .... Fernando
1977 - O Espantalho .... Dirceu
1977 - Sinhazinha Flô .... Arnaldo
1978 - Ciranda Cirandinha .... Joel
1978 - Dancin 'Days .... Raul
1979 - Memórias de Amor .... Jorge Ramos Argolo
1979 - O Todo-poderoso .... Emanuel
1980 - Marina .... Paulo
1984 - Vereda Tropical .... Bráulio
1985 - Noite .... Mestre
1985 - A Gata Comeu .... Rafael
1987 - Carmem .... amante de Carmem
2002 - O Príncipe Gustavo ....


PARTICIPAÇÃO NO FANTÁSTICO HÁ 30 ANOS ATRAS:
https://www.youtube.com/watch?v=3I6WK2DS8RQ

 
TRABALHO NO CINEMA:

1975 - Enigma Demônios para-
1978 - Mulher Desejada ... Waldo [2]
1980 - O Grande Palhaço
1982 - Dôra Doralina
1982 - Das Tripas Coração
1983 - A Mulher-Serpente eA Flor
1983 - Doce Delírio
1985 - Noite
1989 - sermões - A História de Antônio Vieira
1992 - Oswaldianas (Episódio "Quem Seria o Feliz Conviva de Isadora Duncan?")
1999 - Tiradentes
2002 - O Príncipe Gustavo ...
2009 - Insolação ... Arquiteto



VALE RECORDAR !!!!!!!!


* Filmes:

"Cara OU Coroa" com Ugo Giorgetti Direção de eA série "Caçadores da Alma" de Silvio Tendler na TV Brasil.
Continua ator, Diretor, roteirista, Produtor militante e se dedica  também Poesia. SE NAO é Mais visto da nas  novelas  É Puramente devido um "jeito sem" Um parágrafo administrar  ESSA parte da Carreira.




Já soquei tijolo Já Virei concreto
Já comi Fazer bom Já pastei sem teto
Já passei Vazio Já Sonhei repleto
Entao me falta Chorar pra Ser completo

Já banquei o bobo me pensando esperto
Já fechei a porta e AINDA restei Aberto
Já Comprei Uma banca - Já fui Objeto
Entao me falta Chorar pra Ser completo

Já plantei Uma dor achando Ser Correto
Já Tive Razao MESMO SEM Estar Certo
Ja me Fiz sublime - Já fui abjeto

Já clamei POR NÃO voz deserto pleno
Já me atrapalhei com Tudo Que É Afeto
Entao me falta Chorar pra Ser completo

Eduardo Tornaghi 



 EU

Deixar correr Cabelo papel A Mão

Solta
sem Ciência
sem Direção

curtir Mais
a cor da tinta
Uma curva da Linha
Fazer o SENTIDO traço

Que
Fazer o SENTIDO Troço
Fazer o logos angulo
o brilho da oclusão
Deixar correr Cabelo papel A Mão

II

Deixar Cabelo papel A Mão correr

e ver DEPOIS
se Desenhos
Palavras OU

Riscos SE
OU recados

Lembrar sempre
Que Desenhos São Palavras
Palavras São Desenhos
e todos São Riscos
TODOS São recados
DEPOIS respirar Fundo
mergulhar na Inspiração
Até Calar hum Babel
ENTÃO Ao expirar

Deixar correr um papel Mão Cabelo

III

Deixar correr Cabelo A Mão papel

e Que a mágica se repita
Tantas e mil e MUITAS vezes
Até Que A Mão se Solte
Ligando-se ASSIM A Fonte
A Cascata do aguadeiro
Que generosa se derrama
Levando o Que É vivo a brilhar
Até Ser Capaz
Passar de Uma luz Adiante
Deixa

 Eduardo Tornaghi