quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MARCIA TIGANI MACHADO


BIOGRAFIA: MARCIA TIGANI MACHADO

MARCIA TIGANI MACHADO, MAS PODEM ME CHAMAR DE MARCIA TIGANI.
NASCI EM SÃO PAULO E AOS 16 ANOS FUI MORAR EM PETRÓPOLIS(RJ) PARA CURSAR MEDICINA.AOS 22 ANOS ,JÁ MEDICA, INGRESSEI NO CORPO AUXILIAR DA RESERVA DA MARINHA,NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO AO MESMO TEMPO EM QUE INICIAVA MINHA ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA CLÍNICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.ENTÃO,APÓS 3 ANOS COMO MÉDICA MILITAR,ACHEI QUE JÁ ERA HORA DE TENTAR NOVOS CAMINHOS E ,APÓS PASSAR EM CONCURSO PUBLICO, VOLTEI A RESIDIR EM SÃO PAULO.

EM 1993 ME CASEI E VIM MORAR EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ONDE NASCEU MINHA FILHA GABRIELLA ,HOJE COM 12 ANOS.ATUALMENTE TRABALHO EM MEUS DOIS CONSULTÓRIOS ,UM AQUI EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E O OUTRO EM CAÇAPAVA, E ATUO NA ÁREA DE PSICOFARMACOLOGIA E TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS MENTAIS ,COM ADULTOS E ADOLESCENTES. RECENTEMENTE PASSEI A ME DEDICAR À POESIA E À PARTICIPAR DE COMUNIDADES LIGADAS À ELA NO ORKUT.

EM 2010 PARTICIPEI DE MINHAS PRIMEIRAS PUBLICAÇÕES EM ANTOLOGIAS POÉTICAS, EM SETEMBRO /2010 NO CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS VIRTUAIS, EM PÁDUA,RJ E OUTRA PARTICIPAÇÃO EM PORTO ALEGRE E BENTO GONÇALVES(RS) NA ANTOLOGIA POEMAS Á FLOR DA PELE VOLUME 3, EM OUTUBRO 2010.PUBLICAÇÃO DE POEMAS NA ANTOLOGIA POEMAS Á FLOR DA PELE 2011,LANÇADA NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE EM 29/10/2011 E TAMBEM NA ANTOLOGIA DE CONTOS E CRÔNICAS DA POEMAS Á FLOR DA PELE DE VOLUME 1,DE 2011.

SITES:

RECANTO DAS LETRAS
www.marciatigani.prosaeverso.net)

PORTAL LUSO-BRASILEIRO DE POESIAS,
http://www.caestamosnos.org/Autores/Marcia_Tigani.html



SONETO DA ESPERANÇA

Espero-te ,amor meu,e nessa espera
Renasço para a vida e para o amor
Esse amor que resiste à toda era
E nem o tempo rouba a sua cor.
Espero-te no murmúrio do vento
E no entardecer,nas ondas do mar
À ti o meu amor e sentimento
Amor que tem poder de transformar!
E na agonia dessa louca espera
Do amor interminável e tardio
Seja eterna a paixão que a noite encerra
Seja a esperança mais que uma quimera
Ao fim exato dessa noite eterna
Como agua do mar encontrando o rio.

MARCIA TIGANI_2011


SEMENTE

Se tu Vens na negra madrugada
traz-me em tua algibeira o sonho:
essa viva quimera azulada,
embebida nos ares de outono.

Se vens,na lufada ambígua do vento
traz-me sementes de contrita fé
e esse olhar de mais puro encantamento
lançado ao mar nas cheias da maré.

Se vens hoje nas linhas dos meus versos
é que deixaste plantada em meu ventre
nas madrugadas dos sonhos reversos
do teu amor, a majestosa semente.

Se tu vens,aguardarei ternamente:
do teu amor abrigarei a semente.

MARCIA TIGANI_2011


SONETO DO REENCONTRO

Ah!Tão Ansiado reencontro entre nós !
E essa distância que me é só tormenta
desejo que não finda mesmo após:
na ausencia tua esse querer aumenta!

Sonhado abraço que de ti espero
e o longo beijo desse nosso amor
tua doce calma é o que mais quero
teu corpo no meu,sem nenhum pudor!

São cálidas as manhãs de primavera
e no encontro de almas d'outra era
eternidade do amor no teu olhar!

Nesse infinito que se faz no instante
o terno amor, insano e delirante
no mágico espaço desse nosso amar.

MARCIA TIGANI_ PORTO ALEGRE_2011


VINHO TINTO

Em tonéis envelhecidos ao vento
macero as flores da primavera,
extraindo-lhes o sumo do tempo
na alcóolica estação dos amores.
Embriago-me de tantas quimeras
doces uvas e secretos sabores.
Minhas mãos abrigam carícias,
rubros calices de paixões fugidias.
Em tenras folhas de multiplas cores
nossos corpos numa dança lasciva,
são as frutas fermentadas de dia
e à noite são vinhos d'amores.
Tintas uvas em colheitas de outono
Tintos beijos e místicas lendas....
Na madeira envelhecida, lembranças
nas vindímas, a erótica esperança..
Enlaças meu corpo na dança
e em teus braços entrego-me ao sonho.

MARCIA TIGANI_SETEMBRO 2011


CANTO DE INSUBMISSÃO

Eis-me aqui sob o véu tênue do entardecer
traçando versos , constatando a impossibilidade....
Eis-me aqui consciencia intacta e sensibilidade
apesar do chão de pedras e do mêdo de morrer.
Eis-me aqui,persistindo na noite fria
corpo marcado a ferro ,coração acelerado
na angustia vital dos dias que me são contados
equilibrando-me à beira de abismos e ventania.
Eis-me aqui inteira,olhar limpido e resistindo
às chuvas do caminho ,ao sol e à maresia
Sou mera sobrevivente das cheias e ventania
e no entanto,eis-me aqui,essa folha em desatino
E na pequenez das horas que me são traçadas,
percorro cada ponto de meu universo interno
vivendo as derradeiras horas como mar eterno
e a intensidade das sêcas que me são fadadas
Sou pedra bruta e semente do destino
Eis-me aqui viva , inteira e resistindo...

Marcia Tigani_ setembro 2011