segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Elias Akhenaton


Elias Akhenaton é o pseudônimo.

 Elias Ferreira da Silva, um pensador, poeta, trovador e haicaista.
Considera-se um eterno aprendiz, um peregrino da vida. Nascido às margens do Rio Madeira na cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, Brasil (Dai sua definição de chamar-se também de Beradeiro).

Começou a escrever poesia na adolescência, tendo publicado em alguns recortes de revistas da época de circulação nacional, como “Capricho” e “Carícia”. “O tempo passa, mas a poesia é eterna... Nunca morreu e nunca morrerá, sempre se eternizará, posto que é concebida no coração de um ser imortal... O poeta.” – Elias Akhenaton.

O mesmo é de educação evangélica, mas já trilha há muitos anos em algumas escolas de pensamento de caráter místico e filosófico em busca do autoconhecimento e aperfeiçoamento espiritual é também Espírita de uma doutrina mais difundida na Amazônia brasileira conhecida como a doutrina da floresta, podemos encontrar parte desse aprendizado espiritual em alguns de seus poemas.

Já ganhou alguns concursos de poesias realizados pela rede social Orkut e também obteve destaque em outros concursos realizados pelos portais de poesias, onde o mesmo publica suas obras.

No dia 01/11/2011, foi nomeado Embaixador da Paz pelo “Circle Universel des Ambassadeurs de la Paix – Suisse/France.”



Link do seu blog pessoal:

http://poetaeliasakhenaton.blogspot.com/

Outros links onde o autor mantém suas publicações:

http://www.luso-poemas.net/modules/yogurt/index.php?uid=9267

http://silviamota.ning.com/profile/EliasAkhenaton

http://www.poemas-de-amor.net/blogues/elias_akhenaton

Jornal da Cidade Online
http://www.jornaldacidadeonline.com.br/leitura_artigo.aspx?art=4311



Teu sorriso

Eu quero o teu sorriso sincero
Irradiando o dom da alegria.
Um semblante que tanto venero,
Musa da minha (e) terna poesia.

Tu és como os jardins floridos,
O amanhecer sadio do sertão,
Cura dum ser que estava ferido,
Hoje é alegria - amor no coração.

Estou totalmente apaixonado,
Renovado por sentir algo assim,
Quero está sempre ao teu lado,
Ter você eternamente p’ra mim.

Farei de tudo para te fazer feliz,
Pois teu sorriso é um bem precioso,
É tudo o que eu sempre quis,
Um rostinho assim; carinhoso.

-**-Elias Akhenaton-**-


Ritos de passagem/Iniciação

Nos caminhos da grande roda da vida,
ainda estou por concluir alguns ritos
de iniciação...
É bem verdade que já
cumpri alguns deles com humildade
e determinação
e continuo cumprindo no dia-a-dia,
faz parte do aprendizado...
Contudo, o mais importante desses
ritos é a lapidação do meu ser, do meu
interior que teima em continuar bruto,
tal qual um rochedo...
O trabalho diário é árduo nessa lapidação
e creio sinceramente que se tornará
polido quando chegar o momento de
minha transição,
cumprindo, enfim, minha última
iniciação
quando, então, as rosas florescerão...
Enquanto isso meu ser...
“...Ora et Labora...”


-**-Elias Akhenaton-**-


Deseo ardiente

Oh, niña mujer
Lo que me fascina,
Que voluntad de robarle
Un beso,
llega despertar
En mi un deseo.

El deseo de amarte.
Sentir el sabor de tu boca,
Sabor de la miel,
El sabor de los cielos.
Amarte con todo fervor,
Con todo el amor,
Delicada flor.

Amarte por todo el tiempo,
Con todo mi sentimiento,
En todas las estaciones,
Brotando en mi pensamiento,
Mi inspiración, mi intención,
Mi pasión.

Sinceramente, es lo que deseo,
Simplemente un delicioso beso,
Amarte ardientemente,
Eternamente, para siempre.

-**-Elias Akhenaton-**-


Um mensageiro da emoção

Sou mensageiro da emoção,
Um viajante, missionário,
Um cavaleiro solitário
Trilhando sua senda.

Contemplo o mar,
O céu, o luar.
Contemplo o rio em sua nascente,
O sol no oriente,
Seu crepúsculo poente.

Na chuva enfrento as torrentes,
Da tristeza faço o meu tema,
Da esperança faço o meu lema
E assim vou tecendo meu poema.

Sou mensageiro da emoção,
Com o cinzel n’alma,
O coração aberto, pena na mão,
De coração para coração,
Vou com devoção,
Com minha sagrada inspiração,
Cumprindo minha missão.

-**-Elias Akhenaton-**-


Pensamento

“Palavras bonitas são aquelas
Que saem com suavidade do coração,
Que mostram a verdade sem machucar,
Quiça, até mesmo através da simplicidade
De um olhar.
Palavras bonitas são aquelas que nos
Impulsionam em cada etapa,
Em cada degrau da vida.”

-**-Elias Akhenaton-**-


A cada manhã uma nova esperança

Amanhecendo o dia, divina alvorada,
Os passarinhos cantam melodias,
São sonetos ritmados de profecias,
Que me revelam uma boa jornada.

Brilha no oriente, aurora encantada,
O sol nasce em sublime alegria,
Vem confirmar com galhardia,
Os belos cantos da madrugada.

Há de seguir com determinação -
A cada manhã uma nova esperança,
Um dos ensinamentos desde criança.

Deves ter sempre perseverança,
Ensinou-me a vida – confiança.
Agradecendo a Deus, em oração.

-**-Elias Akhenaton-**-