sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Inácio Dantas




Inácio Dantas


Inácio Dantas nasceu na cidade de Euclides da Cunha (BA). É formado em Contabilidade e bacharel em Ciências Econômicas.Membro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP) e do Conselho Regional de Economia (CRE-SP 2ª Região). Pós-graduado (MBA) em Controladorai.

Professor universitário de ciências sociais, pesquisador e estudioso das inter-relações humanas. Escritor e poeta, autor de livros de autoajuda (27 livros, Brasil e México), filosofia de vida e gestão & liderança corporativa, romance policial e sonetos. Colunista semanal de 20 jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Portugal. 



Sites que participo (blogs de minha propriedade):

Filosofia de vida, autoajuda, temas motivacionais.
http://inaciodantas.blogspot.com

Relacionamento entre pais e filhos
http://paefilho.blogspot.com.br/

Casal Vencedor!
http://casal-unido.blogspot.com

Liderança e Gestão descomplicada.
http://gestao-e-lideranca.blogspot.com

¡Reflexiones filosoficas para una vida mejor!

Reflexões para uma vida em altoastral!



Acervo de livros do autor


Colunista semanal de 20 jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Portugal. 

Jornal da Cidade Online
www.jornaldacidadeonline.com.br

Saúde do Futuro
www.saudedofuturo.com.br

Folha da Praia
www.folhadapraia.com.br
Diário de Jequitinhonha
www.diariodojequi.com.br

Correio Regional
www.correioregional.com

Correio de Araxá
www.correiodearaxa.com.br

Correio de Notícias
www.jcnoticias.net

Jornal Empregos- (Portugal)
 



Construindo laços de amizade (III)

1-A ideia de que os amigos não o compreendem, e se afastaram, pode ser um equívoco. Quem sabe não seja você que deles se afastou por não se fazer compreender?

2-Você é recebido com alegria e boas-vindas, do mais simples ao mais recatado lugar, quando abre o coração, não economiza sorrisos, é amigo de todo mundo e todo mundo é seu amigo.

3-Se você tem planos, e neles incluiu um amigo, antes de revelá-los saiba do amigo se você está incluído nos planos dele!
4-Amizades, quando nascem, podem durar poucos minutos ou o tempo de uma vida. Algumas são densas e profundas como o oceano; outras, tênues e rasas como um simples espelho d’água.

5-Ao nos associarmos às pequenas amizades na queda caímos sozinhos porque as grandes amizades caem conosco!

6-Há gestos que honram o ser humano: estender a mão, erguer o amigo caído, dar-lhe a guarida de um abraço fraterno, aquecê-lo com o manto da solidariedade e alimentá-lo com o pão da esperança em dias melhores.
7-Manter distância de mau amigo nos livra de tormentos e aflições. Mau amigo vive a carregar uma pesada cruz é quer que a carreguemos também.
8-Amizade é um investimento humano com ações na bolsa de valores do coração. Quanto mais amigos conquistarmos, maior é a nossa cotação no conceito da sociedade.

9-Precavenha-se contra aquele amigo ‘esperto’, do tipo que sempre quer ajuda quando necessita, mas nunca quer ajudar o necessitado...

10-Com relação aos amigos:
·         É preferível o fraco que nos ajude do que forte que nos subjugue.
· Antes o que nos contesta e nos corrige do que o que nos adula e nos vicia.
·  Vale mais um humilde que nos envaideça do que um vaidoso que nos humilhe.
Inácio Dantas


Inácio Dantas     Do livro (“Construindo laços de amizade!”)
Boas relações pai & filho. Solidificando a felicidade no lar.

   Quando as relações pai e filho são amistosas boas energias irradiam no seio do lar. Em comunhão com o amor, vivem em bom redemoinho vibracional, propiciando paz, alegria e felicidade familiar.

1.Uma conversa com o filho
Pai, se o tempo é precioso para você, ao lado do seu filho será ainda mais. Dedique alguns minutos desse tempo e dialogue com ele, abra-se como se estivesse conversando com o seu maior amigo. Com certeza ele o é. Ouça-o, sem reservas. Deixe-o falar, mesmo coisas sem sentido. Corrija-o sem impostar a voz; faça-o em tom amistoso para que ele assimile, se desiniba e aperfeiçoe seu português.
Não tenha pressa quando estiver 'reunido' com ele. E quando ele falar, silencie: mesmo que para você seja frivolidade, para ele é importante. Não fique interrompendo-o, entrecortando o assunto, apressando-o para pôr logo um fim na conversa.
Um 'bom papo' com o seu filho é um regozijo para a alma. E para ele será uma abertura para todos os dias correr para você, abraçá-lo e contar suas 'aventuras'...

2.União
 Quando pai e filho estão unidos pelos mesmos sonhos e pelo mesmo amor, as conquistas tornam-se mais fáceis e frequentes. Por isso, tenha em mente que:
*Seja qual for o motivo, jamais digladiar com o próprio filho. Antes, unir forças, os dois, afinal pai e filho a soma é igual a um.
     *Ensine-lhe, em casa, todas as coisas boas que você aprendeu. As ruins, oriente para que ele não aprenda nas ruas.
 
*A felicidade que você vê o filho dos outros alcançar, esforce-se para que o seu filho também alcance.
     *Se numa competição com o seu filho você for derrotado, não lamente. Perder para ele é ganhar para si!

Inácio Dantas

Do livro “Pai, o que dizer para o seu filho?
” www.paulus.com.br


Dez mandamentos para bem liderar
    
Nas atribuições diárias do líder ou gestor, é comum acumularem-se afazeres - agenda, reuniões, imprevistos de última hora, etc. Nesse corre-corre, às vezes se esquece de refletir sobre como bem tratar os liderados. E ao se dirigir a eles, imperceptivelmente, acaba por se expressar mal, dizendo o que não deveria dizer, perdendo a fleuma e revelando ser quem não é.
Inspirar fundo e refletir nos momentos agudos é necessário. Palavras, ou atitudes “não simpáticas”, devem estar revestidas de um caráter profissional para não melindrar relações. Algumas considerações a observar:

1.Evitar demitir um profissional que aparentemente não se adaptou na função. Deve-se dar uma segunda chance. Talvez transferi-lo de função, horário, setor... Há casos de um jogador que é um péssimo goleiro, mas é um excelente centro-avante.

2-Exercer o comando como deve ser um líder: calmo, sereno, tranquilo. Não o fazer sob o império do medo, pressão ou ameaças. Não menosprezar ou ofender moralmente um funcionário. Ao valorizá-lo ele será leal; ao enaltecê-lo será um aliado.

3-Ao determinar um trabalho para um profissional hábil, não aceitar o serviço pronto tipo “mais ou menos”, ou “quebra-galho”... Deve-se exigir qualidade, de ótimo para cima.

4-Ter sensibilidade no trato com funcionários de minorias étnicas, homofóbicas, diferenças de religião, etc. Evitar brincadeiras irônicas ou depreciativas. Há que tratá-los de igual para igual como pessoa e profissionalmente, respeitando suas opções e desigualdades.

5-Escolher um sub-líder na equipe, alguém responsável, capaz, de plena confiança, um “alter-ego”. Prepará-lo para que ele possa substituir o titular numa eventual ausência, ou mesmo para ser também um futuro líder.

6-Não misturar negócios e amizade dentro da empresa no horário de trabalho. O lado profissional deve sempre se sobrepor ao particular. Não dissociar esse fato pode fazer o líder perder a voz da liderança.

7-Ser firme no comando e fazer ver essa firmeza. Ao demonstrar fraqueza os outros podem se fortalecer e deter o controle da situação.

8-Se o líder é bacharel ou doutor, diante dos mais simples há que despir a toga da superioridade e nivelar-se a eles quando o momento assim exigir. É imperioso tê-los lado a lado e não dispersos, rivalizando ideias e contestando ordens.

9-Assim como o líder repreende um subalterno, de repente pode ser repreendido por um superior. É imperioso manter, sempre, equilíbrio e serenidade.

10-Um líder não deve entrar em sua sala ou setor e refestelar-se em sua cadeira vendo o “tempo passar”, deixando suas atribuições para outro. Líder é autoridade e a liderança é vital. O ´descomando´ nada produz e pode prejudicar o que for produzido.
Inácio Dantas


Do livro Epub “Gestão e liderança descomplicada”
www.amazon.com.br



Sonetos ao cair da noite...
Cor Púrpura

É púrpura vênus ao entardecer
no infinito do ar cintilante.
N’amplidão vai o sol resplandecer
até que o véu da noite se levante.
O dia morre... mil estrelas vêm pascer
no cariz do céu no mesmo instante.
A lua, clara, tem o brilho que tem de ter
qual lustre da terra no céu distante.
Os bichos fogem. Nuvens de pardais
revoam na copa dos arvoredos
louvando a Deus seus cantos triunfais.
O chão adormece. É um vazio profundo.
A noite veste o manto dos segredos
e nesse abandono deita-se o mundo!

Inácio Dantas


Além do Horizonte

Amor, o tempo se fechou lá fora,
ouve o bramir da chuva no solo.
Fica aqui dentro, não te vás agora,
deixa-me adormecer no teu colo
e sente essa paixão que me devora
até as águas fluírem ao outro polo.
Enquanto as nuvens não vão embora,
no teu beijo, os meus lábios consolo.
Após o temporal vem a calma, suave,
singrando os céus o flanar d’uma ave
perdida no azul da imensidade.

Olha o sol dourando os horizontes,
abre a porta, sente a brisa dos montes,
adeus... nos veremos na eternidade!

Inácio Dantas


Andanças
Andemos. Sob os nossos pés descalços
florescem ricos tesouros falsos:
Búzios, conchas, mil estrelas do mar...

É tarde! O sol alarga-se nos penedos.
O beijo, coragem feita em medos,
é a certeza na dúvida do olhar.

Andemos. Brisa suave, pele nua,
entre as ondas cheias de minério.
Num rasgão do céu desnuda-se a lua
e a noite abre o seu palco de mistério...

Andemos. Chão de areia, a nossa rua,
até as estrelas no altar sidéreo.
Eu, solidão, hei de unir-me à tua,
sol e lua na amplidão do hemisfério!

Inácio Dantas
Do livro ® “Sombras e Luzes”