sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Solange Moreira de Souza


 Solange Moreira de Souza
 Sou muito caseira, então, a poesia é a minha grande companheira.
 Moro em Belo Horizonte- Minas GeraisBelo Horizonte- MG

Curso Superior: Letras. Gerente Comercial
Comecei a escrever no ano passado, mas precisamente em junho de 2012.
Não sei como explicar como fluiu esta sensibilidade para escrever.
Quando vi, estava escrevendo pequenos poemas, e foi tomando uma forma tão grande dentro de mim, que passou a ser quase uma necessidade, aquela necessidade que a alma pede.

Era uma pessoa, que não externava muito minhas emoções.A partir do momento que comecei a escrever, passei a ter uma emoções fortes, as quais não tinha antes.

As vezes escrevo e quando termino choro, com o que escrevi.
Passei a ter e sentir um mundo novo dentro de mim. Um mundo lindo, a onde eu posso dar vazão aos meus sentimentos mais profundos. E assim tem sido a poesia em minha vida, uma benção.

Amo escrever, amo ler todos os poemas que vejo dos meus amigos, e isto não existia em minha vida.
Como não tenho muito tempo pra escrever, almoço rápido e volto pra o escritório, e escrevo.
Às vezes no próprio horário de trabalho, vem aquela vontade imensa, e deixo tudo, e escrevo.
Gosto também de escrever na madrugada acho intensamente inspirador.Assim tem sindo, não tem um ano ainda, a motivação foi nascente de dentro de mim, me pegou de surpresa.


Voar na Poesia
“Uma imensa vontade de colocar no papel, o que a minha alma pede”.
“Sentimentos profundos afloram e até me fazem chorar.”

[Solange Moreira de Souza] 


"AMOR E SONHOS*
http://mariakaty.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-01-25T21:05:00-03:00&max-results=7

Contato:
e-mail:  jopava.rep@terra.com.br




BAGAGEM

Deixei pra trás.
Todo o engano.
Todas as promessas
Feitas e não cumpridas.
Deixei pra trás, aquele
Amor que confiei e só
Trouxe-me a tristeza.
E a decepção.
Deixei pra trás o meu
Eu dividido.
Estou movendo-me
Agora, com a força
E a determinação de
Quem se gosta.
Acredito nos meus
Passos daqui pra frente.
Vou seguir em frente,
Levando em minha bagagem,
A emoção, que não me abandona.
O meu coração, que sente a beleza,
E a leveza da vida.
A essência do meu eu verdadeiro
E inteiro.

Solange Moreira de Souza



LEVEZA

Belos momentos quando
Estou ao teu lado.
Sinto um tempo que passa
Com uma leveza e delicadeza,
Onde a tristeza não existe.
O mundo está lá fora.
O nosso amor presente,
Somente tu e eu.
Ouço a tua voz, vejo o
Brilho do teu olhar.
Vejo o teu contentamento.
O teu sorriso tão puro, que
Só se iguala ao sorriso de
Uma criança.
Amo-te de uma forma que
Foge ao esperado.
O inesperado até é,
Nosso companheiro.
Nunca prevemos quando
Estaremos juntos.
Quando estamos, o
Amor se torna pleno
Em todos os seus
Sentidos.
Tu me encantas.
És lindo.

Solange Moreira de Souza



FRAGMENTOS

Passo por mim e
As vezes não me vejo.
Sem intenção me distancio.
Até chego a desconhecer-me.
Corro pra tudo e pra todos.
Sou fragmentos, soltos e absortos.
Entro em um mundo que me chama.
Esqueço que tenho uma essência,
Que precisa que eu a alimente.
Esqueço que tenho um coração,
Que precisa da emoção da vida.
Roubo de mim, o que é meu.
Presto atenção agora em tudo isto.
Vou buscar agora o meu alimento.
Juntar meus fragmentos.
E me tornar um ser inteiro.
Inteiro para mim.

Solange Moreira de Souza



NUVENZINHA BRANCA

Aquele lindo céu azul
Com uma nuvenzinha
Branca, como floco de neve.
Tão lindo de se ver.
Tão lindo de se sonhar,
A vida, como este belo,
Céu azul.
Assim é a essência da nossa
Alma, quando está igualzinha,
Translúcida e calma.
Sem turbilhões a lhe inquietar.
Uma sensação de plenitude.
Deixamos tanto, que tudo nos
Perturbe.
Tudo é tão breve.
Tudo se renova e inova.
Depende da nossa atitude.
A vida também é feita
De sensações belas.
Como olhar para o céu
E ver o seu magnífico tom
De azul e ver flutuando aquela
Linda nuvenzinha branca.

Solange Moreira de Souza



CANÇÃO

Uma chuva fina cai.
O dia está frio e cinza.
Talvez esteja igual a mim.
Triste e solitária.
Ausente do mundo ao meu redor.
Presa ao meu mundo interior.
Neste mundo és tu, que ocupa
Toda a emoção do meu coração.
Coloco uma canção para ouvir.
Não sei por que a musica tem o
Poder de nos transportar para
O momento exato das sensações.
Um sentimento forte toma conta
De mim.
Sinto a tua presença.
Vejo quando a ouvíamos juntos,
Como era linda a nossa entrega.
Como nos amávamos.
Ouço a tua voz, dizendo que aquela
Canção era o nosso hino de amor.
Sim é verdade, ela dizia muito de nós.
Ela sabia tudo de nós.
Continuo ouvindo e vivendo este mundo
Que era tão nosso.
Musica maravilhosa, faz com que a tua
Ausência se torne presente em mim.
Não estou mais só, estou contigo.
Ouvindo aquela canção.
Sentindo a mesma emoção. 

Solange Moreira de Souza



FOLHAS QUE CAEM

As folhas caem pelo chão.
De uma beleza impar.
Um vento frio trespassa o meu rosto.
Sinto carinho e aconchego.
Um agasalhar de alma.
Vendo esse belo tempo.
Um tempo que passa, na
Minha frente.
Sinto uma saudade.
Uma nostálgica saudade.
De um tempo que passou.
Quando observava esta linda
Manifestação de uma estação,
Ao lado de ti meu amor.
Um sentimento forte, foi
O que acabei de sentir agora.
Sinto a tua presença.
Dentro do meu coração.
Uma emoção me invade,
Sinto as lágrimas descerem.
Não teria como não me emocionar.
Sempre juntos, nos encantávamos.
Caminhávamos abraçados
Protegendo-nos do frio e
Aquecendo o nosso amor.
Bom tudo passou.
Mas continuo admirando e
Emocionando-me, quando
Novamente vejo, as folhas
Que caem pelo chão.

Solange Moreira de Souza



ILUMINADO

Foi assim,
Tudo tão rápido.
Como o sol que
Ilumina o dia e a
Lua e as estrelas
Que clareiam
À noite.
Assim, exatamente
Assim tu passaste,
Pela minha vida.
Marcante e bela
A sua vinda em
Meu viver.
Fez-me ver o
Sentido do
Verdadeiro amor.
Amor que não está
Ligado ao tempo,
Transcende a tudo
E a todos os conceitos.
Somente a ligação
Forte de dois corações,
Que alcançaram mesmo
Que distantes um intenso
E imenso amor.

Solange Moreira



VENTURA

A descoberta é diária.
É o dia a dia sempre
Uma promessa linda,
De renovação.
Não se sabe tudo.
Mas tudo sem pressa,
Está sempre do lado.
A percepção que faz,
O melhor estágio da vida.
Sim um estágio por que,
Nada é absoluto e nem
Definitivo.
Ágil é o tempo,
Que passa.
Mas intuitiva é 
A alma que sempre
Diz o que sente.
E o coração que pulsa
A emoção dos dias,
Que ganham a experiência,
Desta ventura que é viver.

Solange Moreira



ÚNICA

Emoção única
A expressão do
Bem-querer.
A tudo querer
Bem.
Saudação à vida.
Riqueza de ter
Uma imensidão,
De sentimentos,
Tão frementes 
Por mais latente
Que seja,
Pulsando dentro
De um coração.

Solange Moreira



FRÁGIL SER

Vou a cada dia
Que passa tentando
Compreender o 
Que seja viver.

Confesso que tenho
Muito que aprender.
Só sei que não estou
Aqui como semente.

Aquela que planta
E floresce.
E cresce.
Sinto um retrocesso.

A cada avanço,
Um passo é dado.
Devagar.
Um aprendizado.

Um sorriso,
Uma lágrima.
Dualidade de
Sentimentos.

Mas a rota é esta.
Humano ser.
Dentro da total
Fragilidade de ser.

Solange Moreira



MÁGICO AMOR

O amor te escolheu
Pra mim.
Assim aconteceu.
Não tive reação.
Somente entreguei
A minha emoção em
Tuas mãos.
Tão forte 
Este sentimento,
Arrebatou-me.
Passei a viver 
Outro mundo,
Junto a ti.
Habitando em teu
Corpo, morando
Em teu coração.
A sua alma e a
Minha alma,
Unificaram-se.
Intensos foram
Os momentos,
Eu em ti.
Agora ficou
Esta linda
E amada 
Lembrança.
De um grande
E mágico amor.

Solange Moreira



PARTIDA

Por entre vales,
Montanhas e
Florestas,
Sinto a tua 
Imensa energia.
Tu estás bem
Junto a mim.
Nunca o deixarei
Partir.
Partir do meu 
Coração.
Sinto a tua
Falta.
Sinto falta do
Teu sorriso
Tão tímido.
Da tua voz
Baixinha.
Do teu amor.
Mas agora
És uma flor,
Uma linda
Flor.
Não és mais
Desta terra.
Estás em
Outra esfera,
Mas junto da
Minha alma,
Sempre tu
Ficarás.

Solange Moreira



LINDA MARCA

Amei-te como se
Ama a vida.
Contida em doces
E breves palavras.
Não eram elas.
E sim o brilho
Da minha alma.
Que externava
No meu olhar.
A alegria de
Sentir tão sublime
Sentimento.
Passou.
Não o amor.
Mas o impossível,
Encontro que se
Acabou.
Mas ficou uma
Linda marca,
A marca da tua
Passagem pela
Minha vida.
Ainda que o
Tempo passe,
Vai passar o tempo,
Mas no meu coração,
Como um brilhante,
Tu continuarás sendo,
O meu diamante bruto,
Não lapidado.
Mas muito amado.

Solange Moreira



SIM

Tão completamente só.
Razão de viver.
A solidão como companheira.
Não existe a transferência.
O voo é sempre solitário.
E ela a alma paciente
Aguenta com firmeza,
O que já está escrito.
A chegada e a partida.

Solange Moreira



CHUVA

Ouço o som mágico
Da chuva que caí.
Caí com a sua pureza,
Molhando a terra seca.
Alegrando o solo que
A recebe com carinho.
Aumentando e purificando
Às águas dos rios que,
Tranqüilos ficam os
Peixes com mais
Fartura de oxigênio.
Bendita é esta maravilha
Com seus pingos prateados.
As árvores as flores
Enfim esta vegetação
Sagrada agradece.
Como um quadro com
Sua bela pintura.
Assim é a chuva,
Molha a natureza e
Conforta a alma com
O seu som divino.
Por trás desta bela
Manifestação existe
Uma grande energia,
Que com emoção
Fez a terra com toda
Esta magia.
É preciso cuidar e 
Amar,
Futuro está sempre
Por vir.

Solange Moreira



CHAMA ACESA

A esperança sempre
É uma bela companheira.
Sempre mostra a espera
E a ânsia de algo que fará
Da vida feliz.
A luta faz parte desta bela
Palavra.
É ela que faz do ser a força
De viver.
O caminhar é bem longo.
As páginas do livro de uma
Vida são várias e variadas.
O amor,
Ah o amor!
Sempre contido neste caminho.
Com várias histórias.
Grandes emoções.
Desilusões também.
Mas sempre e sempre
Será marcante.
Este belo sentimento,
Tão profundo,
Tão dentro do mundo
Interior habitado pela
Alma.
Chama acesa,
Que esquece o
Coração nos dias
De sol e também
Nos dias de nuvens
Intensas.
Intensas sensações,
Ele produz.
Nesta rápida
Trajetória que é
Viver.

Solange Moreira



COM TODO CARINHO

Como posso calar a voz
De um coração que sente
A saudade com toda comoção.
Grita no meu peito a dor da
Solidão.
De um amor que se foi.
Ele não entende a minha
Razão.
Explico pra ele que era
Um amor impossível.
Uma união como a distancia
De uma nascente de um rio
Para o oceano.
Um grande percurso a ser
Alcançado ou nunca
Realizado.
Caminho de grande dificuldade.
Mas cheguei a um acordo
E ele entendeu.
Pedi que guardasse dentro
Dele pra sempre com todo
O carinho esta intensa 
Paixão que um dia o fez
Tão feliz.

Solange Moreira